A acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul. Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.
A manga é o fruto da mangueira, árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais
Jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba , conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência em GO, MG,SP.
A árvore é considerada espécie nativa no sul e sudoeste da Ásia e se acredita que é originária da Índia. A Jaca atualmente é cultivada, bem como se desenvolve espontaneamente, em vários países tropicais de diversas partes do mundo.
Origem Europeia.A framboesa é um fruto tipo composto, infrutescência formada por pequenas drupas, vermelhas. Polpa adocicada. Frutificação do framboeseiro – Inverno
O abacate é o pseudofruto comestível do abacateiro uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira.
As amoras silvestres são os frutos de arbustos do género Rubus, vulgarmente designados como silvas, da família das rosáceas. As plantas crescem até 3 metros.
O limão-siciliano tem origem no Sudeste da Ásia, provavelmente no sul da China, ou Índia. Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros).
Origem: América tropical . Árvore de 5 a 8 metros de altura, tronco ramificado desde a base, casca castanho-acinzentada.